AFG Comunicação

Besides

Nosso tempo para os outros

Nosso tempo para os outros

A questão em torno da responsabilidade socioambiental tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Há uma dualidade quanto se discute o tema. É natural que muitos vejam iniciativas nesse sentido como práticas do marketing contemporâneo para a construção de imagens corporativas positivas. É um ponto relevante, mas é raso caso seja ponto único para críticas e se desconsidere o impacto também positivo na vida de voluntários e participantes desses programas.

Nós, da AFG Comunicação, entendemos que destacar um tempo para ações de voluntariado deve fazer parte dos pilares de qualquer companhia, de qualquer tamanho, em qualquer fase de maturação. Ainda novos no mercado, compreendemos que seria muito mais fácil o desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade socioambiental desde o início. Assim, quando formos maiores, essa já será uma tradição absolutamente incorporada aos nossos valores e missão. Queremos crescer economicamente, mas também provocar impactos positivos na nossa sociedade.

Pelo próprio perfil da AFG, em trabalhar com discrição, não alardeamos clientes, tampouco organizações para as quais realizamos trabalho voluntário. Mas hoje (28/8), quando é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, vamos fazer um pouco diferente para mostrar: 1) que é muito fácil ajudar causas nobres, mesmo de dentro do escritório; 2) há inúmeras oportunidades nas nossas próprias áreas de formação profissional, basta pesquisar.

Atualmente, pela plataforma de voluntariado da Organização das Nações Unidas (ONU), a AFG desenvolve projetos em comunicação para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e também para a organização mundial Acabe com o Ecocídio no Mundo. Há ainda outras oportunidades em tradução, desenvolvimento de cursos, etc – com uma rápida pesquisa é possível encontrar aquilo que melhor se adequa à sua rotina e há dezenas de outros sites semelhantes.

Localmente, também pensando em nossa rotina de produção e prestação de serviço, auxiliamos pequenas empresas que necessitam projetos em comunicação. Ainda que fora de um ambiente “oficial” de voluntariado, como no caso da ONU, é nossa contribuição ainda mais pontual para que o pequeno empresário, em sua simplicidade e empreendedorismo, consiga estruturar seu negócio e, de forma sustentável, gerar emprego e renda.

O tempo que se perde atuando nesses projetos é, na verdade, um tempo ganho. A troca de experiências contribui para o crescimento pessoal, profissional e, em última instância, da própria AFG Comunicação. Não é clichê. Não haveria como ser diferente sabendo que, mesmo que tão pouco, temos deixado, de algum modo, sementes pela construção de um mundo melhor.