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A diferença entre estar presente e ser visível

A diferença entre estar presente e ser visível

Imagine a Internet como um grande shopping center constituído por incontáveis lojas. Nessas lojas é possível encontrar todos os tipos de produtos e serviços imagináveis, sendo que algumas delas oferecem exatamente os mesmos itens. Nesse contexto, entende-se que apenas ter uma loja nesse “shopping” não é o suficiente para garantir o fluxo de frequentadores. Deste modo, seria possível se destacar em meio a tantas ofertas do mesmo tipo e ser visto por seu público alvo?

Se inserir nas redes é sim um diferencial – senão uma necessidade – para as organizações. Além de ser um espaço que dá a oportunidade de acesso em tempo integral, atualmente, apenas metade da população mundial está conectada. Ou seja, o alcance pode ser ampliado sobremaneira. Somado a tais fatores, o perfil atual da maioria dos usuários também aponta para preferência de busca por conteúdos e produtos na Internet.

Assim, torna-se fundamental planejar estrategicamente a maneira pela qual você deve se projetar e seguir nesse espaço. Mais do que isso, o planejamento é o que vai ajudar a “vitrine” de determinada empresa a ir além de existir e passar a se destacar e ser vista nas buscas online, em meio a tantas similares.

Para coordenar de maneira mais eficiente a sequência de ações a serem executadas, é preciso estar de olho nas particularidades de cada negócio. Conhecer bem seu público alvo, objetivos e metas é imprescindível no momento de explorar as potencialidades e, principalmente, entender os limites de cada instituição.  Através de uma Análise SWOT, por exemplo, são avaliados detalhes do contexto geral e da posição estratégica da inserção da empresa no ambiente.

Somente com a análise em mãos são determinadas as plataformas realmente funcionais para inserir a entidade e os melhores conteúdos e técnicas que a posicionará como mais relevante nos rankings de buscas. Ainda na metáfora do shopping, é por isso que não adiantam “vitrines” e “lojas” atrativas se posicionadas em um local ruim ou que sejam frequentadas por quem busca um conteúdo diferente dos seus.

Na vida real, como referência, é como algumas empresas que só precisam ser vistas e fornecer informações, por isso um site bem organizado e e-mail suprem as suas necessidades. Outras, com demanda maior de interatividade com seu público, já devem investir em páginas nas principais redes sociais. Já as mais visuais podem investir em conteúdo de vídeo, desnecessário para algumas outras.

Portanto, não existe fórmula universal. O planejamento comunicacional personalizado para cada perfil é que vai trazer visibilidade, que é o que mais importa, e resultados mais positivos, condizentes com as metas traçadas por cada organização. Descarte esforços desnecessários e aproveite além das possibilidades de se inserir e criar no mundo virtual: seja visto, dissemine, cative e receba retornos mais facilmente. Não é uma questão de sorte ou aleatoriedade, é estratégia!

 

Stéfany Vaz*

*(aluna do curso de jornalismo integrante do programa de estágio supervisionado da Universidade Federal de Goiás – UFG)